UMA GEOGRAFIA EMOCIONAL DO NORDESTE NA SALA DE AULA

O SERTÃO DE LUIZ GONZAGA

Autores

  • Aline Celestina dos Santos Silva UFMT
  • Marcia Alves Soares da Silva

Palavras-chave:

Geografia Emocional, Nordeste, Luiz Gonzaga, Mapas Mentais

Resumo

Entre os diversos direcionamentos que se consolidaram ao longo do desenvolvimento histórico e científico da Geografia, a vertente denominada Humanista tem possibilitado pesquisas que apresentem um caráter subjetivo. Em consequência a esse pressuposto, a Geografia Emocional analisa o espaço geográfico a partir das emoções, sentimentos e experiências do ser no mundo onde (con)vive. Neste contexto, a presente pesquisa tem por objetivo refletir sobre uma Geografia Emocional do Nordeste na sala de aula a partir das músicas de Luiz Gonzaga. Entre os autores que propiciam aporte teórico, convém ressaltar Furlanetto (2014) ao propiciar uma relação dialógica entre as emoções e a categoria lugar; Andreotti (2013) que aborda a Geografia Emocional e Cultural em comparação com a racionalista; Silva(2019) que discute a importância das emoções na Geografia; Torres (2010) evidenciando que as paisagens possuem sons que contribuem para o entendimento da identidade dos lugares e dos indivíduos que neles habitam; Cavalcanti (2003) ao discutir caminhos didáticos e pedagógicos que a aproxime as emoções do contexto de sala de aula. Para tanto, será realizada oficinas pedagógicas com alunos e alunas do 7º Ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Santos Dumont, localizada no município de Cuiabá-MT. Nessas oficinas os discentes irão escutar músicas de Luiz Gonzaga e irão representá-las em mapas mentais abordando conteúdos e sentimentos que sejam referentes ao Nordeste, e que se encontram de maneira intrínseca nas letras e melodias. O fato de os discentes não residirem na região abordada nas músicas, possibilita que a representação projete conhecimentos preexistentes, levem em consideração o imaginário e que internalize novos conhecimentos e emoções acerca do Nordeste.A imaginação geográfica é intrínseca a Geografia humanista, isso se deve ao fato de a imaginação ser como parte da condição humana.O imaginário possibilita diferentes abordagens do espaço e para que isso aconteça a Geografia precisa incluir em suas análises essa experiência imaginária.

Biografia do Autor

Aline Celestina dos Santos Silva, UFMT

Graduada em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Sergipe (2017), pós graduada em Ensino de Geografia (2021). Mestranda no Programa de Pós-Graduação (PPGeo), oferecido pelo Departamento de Geografia, Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD). UFMT. 

Marcia Alves Soares da Silva

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2019); Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

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Publicado

04-08-2023