APROXIMAÇÕES ENTRE GEOGRAFIAS EMOCIONAIS E A POESIA DE MANOEL DE BARROS:
DIFERENTES LEITURAS/VIVÊNCIAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Emoções, Literatura, EEspacialidades Emocionais, Imaginação GeográficaResumo
A pesquisa quer compreender a aproximação entre Geografias Emocionais e a Literatura, abordando a relevância de pensar a experiência emocional no Ensino da Geografia, tendo como foco o uso de literaturas que abordem a obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros. Na concepção dos estudos sobre as Geografias Emocionais, teóricos discutem as múltiplas formas de percepção do mundo na diversidade de valores agregados na subjetividade humana, reconhecendo as múltiplas formas de assimilar, construir e rememorar as sensações ontológicas através dos vários sentidos humanos. Metodologicamente usaremos a pesquisa-ação e a pesquisa participante, levando em consideração o contexto escolar cotidiano, na atuação como professor de Geografia. Esperamos, com esta pesquisa, desvelar as emoções sentidas pelos estudantes, no decorrer da aplicação dos conteúdos geográficos, abordados na aproximação das Geografias Emocionais e a Literatura, contribuindo para os debates em torno das espacialidades emocionais e a imaginação geográfica numa abordagem interdisciplinar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Simpósio de Ciência, Educação e Tecnologia da Adesa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.